Piracicaba, 11 – A safra 2020/21 de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo Mineiro deve ser de apenas 287,76 milhões de caixas de 40,8 kg, segundo estimativa divulgada na manhã desta segunda-feira, 11, pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura). Em relação à temporada passada, a queda é de 26%. Já frente à média das últimas 12 safras, o recuo é de 12,5%.
Para esta temporada, desde o início da abertura das floradas, já era consenso entre produtores de que a safra seria bastante inferior à passada – tanto pela alta carga produzida em 2019/20 quanto pelos efeitos do clima no "pegamento" das flores, entre setembro e outubro. Contudo, outras floradas se abriram no segundo semestre de 2019, e até mesmo no início de 2020, o que dificultava quaisquer previsões assertivas quanto à produção.
PRODUÇÃO IRREGULAR – Como esperado por agentes, os dados do Fundecitrus indicam que, além de menor, a produção deve ser irregular e sem predominância da primeira florada. Assim, 32,9% da safra deve corresponder às primeiras floradas, 52,3% às segundas, 12% às terceiras e 2,8% às quartas. Este cenário confirma, portanto, a previsão de início tardio do processamento, em meados de julho.
Fonte: hfbrasil.org.br e Fundecitrus