Piracicaba, 10 – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou ontem, 09, a segunda estimativa oficial referente à safra 2017/18 da Flórida, maior estado produtor de citros dos EUA. A previsão é de que a colheita no estado norte-americano totalize 50 milhões de caixas, 27,3% abaixo do volume colhido na safra passada, e 7,5% inferior ao estimado no primeiro relatório, de outubro.
Os números confirmaram a queda na produção local, mas seguem acima do esperado por agentes do setor – que apostam em colheita de, no máximo, 40 milhões de caixas. Após a divulgação da primeira estimativa, citricultores norte-americanos chegaram a questionar as previsões do Departamento, fundamentados nas elevadas perdas (estimadas entre 20% e 80%) ocasionadas pelo furacão Irma, que atingiu a Flórida em setembro – e que não teriam sido totalmente dimensionadas no levantamento.
Assim, com a menor produção nos EUA, a demanda pelo suco de laranja brasileiro pode continuar firme, principalmente por parte dos norte-americanos. Na parcial da temporada 2017/18 (julho a outubro), vale ressaltar, os envios de suco de laranja a este país já estão 54% superiores aos do mesmo período da safra anterior, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
Fonte: hfbrasil.org.br, Secex e USDA