Piracicaba, 02 – Voltando ao cenário habitual das safras recentes, a colheita de tangerina poncã paulista se iniciou em março – embora alguns poucos volumes já tenham sido ofertados no fim de fevereiro. Para abril, a perspectiva é de intensificação das atividades e, consequentemente, de recuo gradual dos preços praticados no mercado de mesa.
Após uma safra elevada em 2017, o volume previsto para este ano é menor, segundo produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea. Isso porque, além do clima desfavorável no segundo semestre de 2017 (tempo seco e quente), o vigor vegetativo das plantas está reduzido pela temporada volumosa do ano passado. Portanto, as perspectivas são de preços mais altos para a fruta nesta safra.
De modo geral, a produção de poncã paulista tem sido baixa nos últimos anos, com safras bem distribuídas, sem picos de oferta e sem ultrapassar quatro meses de duração. Contudo, no ano passado, a temporada se estendeu por sete meses, devido à maior produção e aos diferentes estágios das frutas nos pomares.
Fonte: hfbrasil.org.br