×
Maio 3, 2016
Com ou sem defensivos agrícolas?
Pesquisa aponta o quanto os europeus sabem sobre a produção de alimentos

Por Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Com ou sem defensivos agrícolas? Ver fotos


Uma pesquisa on-line foi realizada em abril no Reino Unido, Alemanha, Espanha e Polônia com 5.631 adultos (maiores de 18 anos) sobre seus conhecimentos em relação à agricultura e produção de alimentos. No geral, a pesquisa encomendada pela Associação Europeia de Proteção de Culturas revelou que os europeus pouco sabem sobre a produção de alimentos e sua relação com a produtividade e o preço.
    Muito se fala que a produção de alimentos deve crescer. A estimativa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) é que a produção de alimentos deve aumentar 60% até 2050 para atender a demanda da população, e apenas 4% dos participantes da pesquisa europeia sabiam disso. Além disso, a disponibilidade de terras agricultáveis no mundo pode ser um limitante para esse crescimento, e essa preocupação aflige 94% dos espanhóis.
    Para que a produção cresça, assim, é necessário melhor produtividade no campo. Nesse contexto, uma outra pesquisa feita sobre este assunto aponta que, sem o uso de defensivos agrícolas, a produtividade das lavouras mundiais poderia recuar em mais da metade, e 57% dos europeus acertaram tal afirmação. De acordo com o Parlamento Europeu, 40% da produção global de alimentos é perdida no campo devido a pragas e doenças todos os anos. E essas perdas poderiam dobrar sem o uso de defensivos agrícolas – apenas 12% dos ingleses acertaram uma pergunta sobre isso. 

Foto: European Crop Protection

Na Polônia, quase um terço (30%) dos adultos não compreendem o propósito do uso de defensivos agrícolas no campo, discordando com o fato de que eles são projetados para proteger as plantas contra pragas, ervas daninhas, parasitas e fungos – que limitam a produção de alimentos e afetam a qualidade. 13% dos adultos do Reino Unido também discordam da necessidade do uso de defensivos.
    Pensando, agora, no bolso do consumidor, a maioria dos entrevistados na pesquisa da Associação Europeia compreende que a disponibilidade de alimentos está diretamente relacionada com o preço, que deve ser acessível. No entanto, um pouco mais da metade (54%) dos adultos entrevistados sabe que para garantir um suprimento de alimentos a preços acessíveis, o produtor tem que ser capaz de eliminar ervas daninhas, pragas e doenças. Na Alemanha, só 46% dos respondentes acreditam nisso.
    E, você, brasileiro (a), qual sua opinião sobre esse assunto? Quer saber mais? Fique sempre por dentro das novidades da HF Brasil e acesse o site da Associação Europeia de Proteção de Culturas (www.ecpa.eu).

 

Fonte: European Crop Protection

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
defensivos agrícolas
europa
pesquisa com consumidor
produção de alimentos