São Paulo, julho de 2024 – O município de Holambra (SP) recebeu entre os dias 19 e 21 de junho a 29ª edição da Hortitec, maior feira técnica de horticultura da América Latina. Com público de 32 mil visitantes ao longo dos três dias, a organização do evento movimentou aproximadamente R$ 500 milhões em novos negócios este ano. A Bayer, empresa de saúde e agricultura, apresentou um portfólio de soluções inovadoras para o cultivo de frutas, legumes e verduras por meio de sua marca Seminis, especializada em soluções que oferecem alta produtividade aos agricultores, promovendo alimentos seguros, nutritivos e saborosos para o consumidor final.
Os visitantes puderam conhecer lançamentos em primeira mão, além de desfrutar do espaço “Raízes do Sabor”, onde a chef Ana Barbosa desenvolveu receitas feitas com ingredientes de produtores parceiros da Seminis, como o Tomate ComandanTY. A variedade possui tolerância à TY, uma das principais viroses do tomateiro, é aliado ao manejo de pragas e é uma alternativa eficiente para mitigar os potenciais danos causados pela mosca branca na lavoura.
O espaço dentro do estande de Seminis também contou com receitas utilizando o Milho AG1051, híbrido exclusivo para consumo fresco que pode ser utilizado in natura ou como ingrediente principal no preparo de receitas, como bolos ou pamonha. Com características adaptáveis para cultivo e um ótimo sistema radicular, permite excelente amplitude de época de plantio, além de alta performance e produtividade no campo.?
“A Hortitec é uma grande oportunidade para demonstrar a parceiros e agricultores como a Bayer trabalha para apoiar o processo do plantio à colheita no segmento de frutas e vegetais. Apresentamos na feira uma experiência voltada para promoção de conexões valiosas entre a semente cultivada no campo e o alimento que chega às mesas dos consumidores. Com um estande repleto de novidades, recebemos os visitantes e compartilhamos nossa jornada de parceria com os agricultores e a comunidade agrícola como um todo”, conta Daniela Augustinho, gerente de marketing da Seminis.
Com foco no produtor, mais acesso às soluções
Na Hortitec deste ano, a Bayer apresentou inovações que atendem às demandas dos agricultores, focando no melhor uso de recursos e insumos. Um dos exemplos é o fungicida Valpura, que por meio de um novo modo de ação, apresenta alta eficiência e longo período de controle contra as doenças otimizando o potencial produtivo na cultura de batata, tomate, uva e maçã. Ainda em pré-lançamento, o produto foi um dos destaques do portfólio Bayer ao lado dos porta-enxertos para tomates como Multifort e Gumgang, que entregam resistência e produtividade, em equilíbrio com a tolerância às doenças de solo.
“O uso de porta-enxertos comerciais no cultivo de tomates tem se popularizado por conferir ganhos à lavoura. A enxertia – como é conhecida a técnica – é um método de propagação que utiliza tecidos de duas plantas diferentes em uma fusão, com a finalidade de explorar as características desejáveis de cada uma, a parte inferior (porta-enxerto) contribui com as raízes e é responsável pelo suporte da planta, pela absorção de água e nutrientes e pela adaptação às condições de solo e substrato”, explica Daniela.
Outro anúncio importante feito durante a feira foi o lançamento da loja online da Seminis. “O nosso portfólio digital oferecerá aos produtores e entusiastas da horticultura acesso a uma ampla variedade de sementes de alta qualidade, facilitando a compra sem sair de casa. Teremos sementes de abobrinha, alface, brócolis, couve-flor, melancia, milho, pepino, pimentão, repolho e tomate, garantindo a melhor experiencia do cliente”, explica a gerente de marketing. “Essa plataforma digital foi criada para proporcionar uma experiência de compra prática e informativa, facilitando o acesso às melhores soluções de cultivo para todos os nossos clientes”, completa.
Inovações em proteção de cultivos
Produtos já consagrados de proteção de cultivos da Bayer, como o inseticida Sivanto Prime, voltado para manejo de pragas sugadoras e por auxiliar o produtor com sua flexibilidade de aplicação no controle das principais pragas de hortifrúti, também marcaram presença na feira. A solução dá cobertura para mais de 60 cultivos no país e trabalha sistemicamente, utilizando o ativo flupiradifurona que compõe o grupo químico butenolida, que age dentro do sistema nervoso do inseto.
A companhia também apresentou o Verango® Prime, utilizado para o controle efetivo e de longa duração de nematoides em diversas culturas e da pinta-preta (Alternaria grandis), em batata. A solução atende o manejo e controle efetivo de nematoides nas culturas de batata, tomate, banana, goiaba, melão, cenoura, beterraba e melancia.
Além disso, visitantes também puderam conferir de perto a efetividade do Serenade, fungicida e bactericida biológico, com múltiplos modos de ação para o controle eficiente de diversas doenças para mais de 35 espécies de frutas, legumes e verduras. Estas soluções somam-se a outros destaques do portfólio como os herbicidas Alion e Ronstar, o fungicida Infinito, e o adubo foliar Bayfolan, conforme explica Fabio Maia, Gerente de Portfolio Frutas e Vegetais da Bayer.
“A Hortitec é um ambiente propício para que produtores tenham acesso a tecnologias de ponta da Bayer. Com nossas soluções integradas, incentivamos um cultivo sustentável e eficaz no controle e de pragas, doenças, e ervas daninhas, produção de hortifrutis com qualidade e sanidade para o consumidor e conferindo melhor rentabilidade ao agricultor.”, afirma Maia.
Durante a feira, a Bayer ainda disponibilizou um serviço completo de atendimento em seu estande, onde técnicos especialistas estiveram preparados para esclarecer dúvidas e orientar sobre as melhores soluções para cada safra, atendendo às necessidades específicas de cada produtor e integrando a experiência online e presencial.
Mais informações sobre o portfólio digital de produtos Seminis podem ser acessadas em: https://loja.seminis.com.br
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a segunda maior operação da companhia no mundo.?
Declarações prospectivas
Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.??
Informações à imprensa Bayer
JeffreyGroup
Material enviado por empresa parceira da revista Hortifruti Brasil. Destaca-se que o Cepea não se responsabiliza pelas informações e opiniões expostas neste material publicado no site.