Um dos maiores temores dos horticultores e fruticultores é o desenvolvimento de doenças como a requeima em culturas como a batata e o tomate, além do míldio na videira, que possuem potencial de redução de até 100% da produção em condições severas. São doenças altamente devastadoras, que podem causar prejuízos anuais superiores a US$ 7 bilhões em todo o mundo.
Os prejuízos expressivos nessas culturas reforçam a atenção ao manejo. "Nas baixas temperaturas e alta umidade, encontradas em algumas regiões, e frequentes períodos de nebulosidade em épocas chuvosas e de muito orvalho, pode ocorrer perda total da produção em poucas semana se as medidas de controle não forem adotadas na hora e intensidade corretas", explica Rodrigo Pifano, gerente de cultivos HF da BASF.
"Nas últimas safras, o controle da requeima tem apresentado aumentos significativos nos custos de produção. Essas doenças ocorrem em todas as regiões do Brasil e afetam todas as partes da planta, como folhas, hastes, tubérculos e frutos. O agravamento dessas doenças está atrelado ao plantio massivo de cultivares suscetíveis, às condições climáticas favoráveis para o avanço, além de questões de manejo, como a presença de inóculo. Essas características fazem aumentar entre 15% a 20% o investimento de produção da cultura, além de demandarem a utilização de fungicidas com modos diferenciados de ação e um número maior de pulverizações", afirma Pifano.
Conheça Zampro®
Para evitar perdar severas nas lavouras, a BASF lançou o fungicida Zampro®, uma ferramenta de controle e manejo de doenças como a requeima e míldio. O produto pode ser usado em diversas culturas, com destaque para a aplicação em cultivos de tomate, uva e batata. O fungicida proporciona potente ação preventiva em todas as fases dos fungos, maior praticidade e flexibilidade de uso em todo o ciclo do cultivo, além de maior eficácia no manejo de controle da doença, protegendo a cultura e melhorando os indicadores de produtividade e rentabilidade dos horticultores no país.
Zampro® também é indicado para plantações de alho, abóbora, abobrinha, melão, pepino, melancia, chuchu, plantas ornamentais e cebola. “O produto já é destaque entre os técnicos e agricultores e é fundamental para que haja sucesso no controle da requeima e míldio em todas essas culturas", conta o gerente da BASF.
Veja as principais características do Zampro®:
Para saber mais sobre o Zampro® e outras soluções da BASF, clique aqui.
Material enviado por empresa parceira da revista Hortifruti Brasil. Destaca-se que o Cepea não se responsabiliza pelas informações e opiniões expostas neste material publicado no site.