Barreiras climáticas e sanitárias representavam no passado os principais obstáculos para o desenvolvimento de uma determinada cultura. Porém, com o avanço da pesquisa e desenvolvimento de novas sementes e o trabalho de melhoramento genético, foi possível superar essas adversidades. É o caso do plantio de brócolis no Brasil. Com as sementes adequadas, ele ganhou versatilidade na época de plantio e na resistência a doenças.
A escolha da cultivar adequada é primordial para o êxito da produção. Aquela que passa por processo de melhoramento genético sai na frente da disputa, pois atingem uma maior versatilidade graças ao desenvolvimento de cultivares mais precoces e tolerantes a temperaturas mais baixas e mais altas, como é o caso dos híbridos, proporcionando maior produtividade no campo e melhorias quanto à qualidade comercial do produto.
Exemplo de sucesso no Rio de Janeiro
O produtor Clébio Ferreira, cuja propriedade está situada na região de Sumidouro (RJ), pôde comprovar que era possível plantar nas condições climáticas mais quentes em sua área. Hoje, cerca de 10 anos depois de começar a utilizar o brócolis Master Híbrido, produto da linha TSV Sementes da Agristar do Brasil, ele reflete sobre os ganhos que obteve em seu negócio. “No início a produção de brócolis era muito comprometida aqui na região, por não termos um clima ameno o suficiente para essa cultura. Quando testei o Master na
propriedade, o resultado foi surpreendente, pois ele se desenvolveu de forma adequada e foi o melhor produto que colhi”, detalha.
A precocidade dessa cultivar da TSV Sementes é a característica que mais chama atenção de Ferreira nesse período produzindo brócolis Master. “Isso, em conjunto com a tecnologia da semente, contribui para a adaptação dessa variedade na minha região, tornando o manejo mais simples e, consequentemente, uma economia com insumos e fertilizantes, por exemplo, ao longo do tempo”, reforça o produtor.
Segundo o especialista em Brássicas e Folhosas da Agristar, Silvio Nakagawa, o brócolis híbrido Master pode ser cultivado tanto no inverno quanto no verão, e possui resistência a Alternaria e a Xanthomonas, doenças que impactam essa cultura. “Como o plantio de brócolis é mais indicadado para climas mais frios, o trabalho demelhoramento genético é essencial para produzir uma variedade que se adapte às condições tropicais encontradas no Brasil, como calor e chuvas, e o Master atende muito bem essa proposta”, finaliza Nakagawa.
Material enviado por empresa parceira da revista Hortifruti Brasil. Destaca-se que o Cepea não se responsabiliza pelas informações e opiniões expostas neste material publicado no site.