São Paulo, agosto de 2023 – Com grandes impactos em lavouras por todo o mundo, o Vírus do Rugoso Castanho do Tomate (ToBRFV), tornou-se um dos maiores vilões da tomaticultura. As perdas produtivas podem chegar até 70% da lavoura, trazendo prejuízos aos agricultores e ao mercado mundial de tomates.
Ainda não existe um tratamento específico para combater a infecção de ToBRFV, por isso a Nunhems®, marca de sementes e hortaliças da BASF, desenvolve variedades de híbridos que possuem resistência contra o vírus. Estas sementes permitem que mesmo em contato, o tomate possa ser comercializado normalmente.
Desde 2020, a empresa desenvolveu 17 híbridos resistentes ao vírus rugoso que são comercializados em diferentes regiões do mundo. No Brasil, a empresa está testando quatro híbridos resistentes do tipo saladete: Blindon®, Strongton®, Azoviam® e o Brovian®.
“Além da produtividade e da sanidade vegetal, as variedades oferecem aspectos como sabor, coloração e aparência dentro das exigências do mercado de tomates”, comenta Antonio Pierro, líder de Pesquisa e Desenvolvimento para América do Sul da BASF. De acordo com o especialista, é importante ressaltar que a marca está desenvolvendo outros híbridos de tomate resistentes ao vírus rugoso. “A BASF também está pesquisando outras 20 novas variedades, que irão apoiar o agricultor e impulsionar a sua cultura, de forma sustentável e inovadora” finaliza Pierro.
Para esclarecer dúvidas sobre o tema, a Nunhems® lançou o portal A Batalha Contra o Rugoso, com informações sobre o vírus, formas de prevenção e dicas de como identificá-lo na lavoura.
A evolução do vírus pelo mundo
Após o primeiro caso, identificado na Jordânia, em 2014, acendeu-se um alerta para o ToBRFV, que logo alcançou outras lavouras de tomate pelo mundo. Europa, Ásia e África já registram casos da doença. Recentemente, o problema foi detectado em lavouras do norte da Argentina. Em alguns países o vírus já é endêmico, enquanto outros, como a Austrália e o Brasil, não identificaram lavouras infectadas.
Para oferecer soluções aos desafios enfrentados pelos agricultores, a BASF investe aproximadamente 950 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado
Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2022, nossa divisão gerou vendas de €10.3 bilhões. Para mais informações, visite http://www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais. Sobre a BASF Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações no site da BASF.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Roberta Silveira
Gabriel Vitor
[email protected]
Material enviado por empresa parceira da revista Hortifruti Brasil. Destaca-se que o Cepea não se responsabiliza pelas informações e opiniões expostas neste material publicado no site.