Piracicaba, 07 – A Comissão Nacional de tomate de mesa, com o apoio da UPL, solicitou ao Hortifruti/Cepea a realização de um estudo da cadeia brasileira de tomate. Esse estudo teve como objetivo criar um diagnóstico para a produção de tomate de mesa do Brasil, que servisse como base para montar ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva. O estudo englobou aspectos da produção, da cadeia e do consumo de tomates no Brasil, destacando os principais desafios e oportunidades.
Desde o início do trabalho, a preocupação era quantificar o nível de profissionalização da cadeia, tanto produtiva quanto de distribuição, e ficou bem claro que muitas mudanças ocorreram no setor, seja por conta de alterações trabalhistas e ambientais, mas também com foco nas boas práticas agrícolas e segurança do alimento para o consumidor.
Apesar de muitas mudanças já terem ocorrido, um dos principais desafios para a cadeia do tomate nos próximos 20 anos é a continuidade da profissionalização, tanto do setor produtivo quanto da cadeia de distribuição, com estratégias para redução de perdas em todos os elos. Um ponto importante que foi constatado é que boa parte (quase 80%) da produção de tomates do Brasil ainda passa pelos Ceasas, o que demonstra a importância da modernização dos sistemas destes entrepostos para a evolução da cadeia do tomate. Além disso, é necessária uma estratégia para voltar a subir o consumo do produto, que vem em queda desde meados de 2011.
Manoel Oliveira é diretor executivo do Ibrahort e Presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA. Juntamente com Nelson Mallmann, da Tomates Mallmann, participará da nossa live sobre o futuro da tomaticultura no Brasil, que ocorrerá no dia 22 de junho, quarta-feira, às 11h, no estande da Hortifruti Brasil na Hortitec. Para acompanhar o bate-papo, assista a transmissão ao vivo em nosso canal no YouTube (canal Hortifruti Brasil). E caso você pretenda visitar a feira, não deixe de visitar o estande da Hortifruti Brasil, no Setor Azul (estande 42). Estaremos te aguardando!