Piracicaba, 25 - O setor de HFs também tem histórias onde estão visíveis as boas práticas de governança, ações que estão totalmente relacionadas com o conceito de ESG. Confira!
PARCERIA COM OS PRODUTORES – Em 20222, a Bem Brasil aumentou 30% a disponibilidade da matéria-prima – a batata – para atender a demanda da sua fábrica de Perdizes (MG). Para isso, a empresa desenvolveu um programa para aumentar a produção do tubérculo dos seus parceiros (produtores). O programa apoiou a compra da semente importada, fertilizantes e defensivos agrícolas.
BEM BRASIL – A líder nacional em produção de batata pré-frita publicou o Relatório de Sustentabilidade 2022 (disponível em https://www.bembrasil.ind.br/relatorio-de-sustentabilidade-2021/). A meta de empresa é estar entre as maiores empresas brasileiras do setor de alimentos. Para alcançar esse objetivo, a gestão dos resultados é monitorada mensalmente pelos gestores e, externamente, por auditorias. Segundo o Relatório, um dos programas de destaque para manter essa liderança é a parceria com os fornecedores. No caso dos produtores, há um programa específico de fomento: a Bem Brasil ampliou os investimentos de fomento em insumos agrícolas em R$ 45 milhões e, em importação de sementes, mais R$ 12 milhões. O relatório destaca também ações de produção sustentável, gestão de resíduos e logística reversa, responsabilidade social, economia circular e qualidade e segurança dos produtos.
Também publicamos exemplos de boas práticas sociais e ambientais no setor de HFs! E estes cases também foram relatados na edição de agosto da Revista Hortifruti Brasil.