Piracicaba, 19 – A empresa “Muda Meu Mundo” surgiu no Ceará, mas hoje tem forte atuação também na região da grande São Paulo. O objetivo é conectar o pequeno produtor e o varejista, por meio de tecnologia. Além de encurtar a cadeia, buscamos um enfoque muito grande na agricultura regenerativa.
Surgimos ao se analisar o fato de pagarmos tão caro nas cidades pelas comidas, sendo que o agricultor muitas vezes recebe tão pouco pelos produtos. Percebeu-se que os produtores, em muitos momentos, vivem em situação economicamente vulnerável, o que não faz sentido, ao pensarmos que muitos produtos são vendidos por preços elevados no varejo.
Essa conexão entre os dois elos ocorre de modo muito simples. Além de utilizar o whatsapp, desenvolvemos um Market Place, onde os agricultores ofertam seus produtos, e varejistas postam suas demandas. Desse modo, ocorre um “match” entre os dois elos da cadeia e, por georreferenciamento, conseguem alocar a produção do pequeno produtor aos supermercados parceiros mais próximos, a um preço justo. Levam em conta também a qualidade do produto: se muito elevada, vai para mercados tradicionalmente mais exigentes (“boutiques” de hortifrúti); se não tão bons, vão para destinos cujo foco é o preço mais acessível. Além disso, contribuem com a assistência na emissão de notas fiscais, além de assistência técnica com um time de agrônomos que está à disposição dos produtores.
A complexidade do negócio é colocada na mão do nosso time: para o produtor, nada será complexo. Há uma plataforma, com quatro botões, onde o produtor, com um toque, consegue se conectar a um agrônomo, assistir vídeos de formação sobre produção regenerativa, ou ainda, entender sobre precificação de seus produtos. Além disso, não precisa mais esperar 30 ou 60 dias para receber: toda segunda-feira, o saldo das notas fiscais emitidas está na conta do produtor.
Um dos principais desafios é trazer um modelo econômico de comercialização que seja justo para todo mundo. O produtor tem dificuldade de precificar o seu próprio produto, ficando dependente de terceiros. No futuro, espero que estejamos evoluídos, principalmente no que diz respeito a preços. Espero que esses gargalos de precificação sejam resolvidos, levando em conta o quanto custa produzir e o quanto o consumidor está disposto a pagar.
Priscilla Veras é Fundadora e CEO da “Muda Meu Mundo”