×
Março 26, 2024
ESPAÇO HF: Tendências de consumo de alimentos no Brasil, por Rodrigo de Mattos
Saiba quais os principais tópicos que estão em evidência na temática de consumo

Por Rodrigo de Mattos
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPAÇO HF: Tendências de consumo de alimentos no Brasil, por Rodrigo de Mattos Ver fotos

Piracicaba, 25 – No que se refere ao consumo de alimentos, algumas tendências estão em evidência. Uma delas é o conceito de sustentabilidade. Há alguns anos atrás, sustentabilidade era associada basicamente à reciclagem, e atualmente o conceito tem evoluído. A sustentabilidade começou a virar uma identidade dos consumidores, e com o avanço da internet, eles passaram a entender melhor o que realmente significa o termo e, principalmente, que uma ação individual não é suficiente para a efetividade das ações sustentáveis, precisando de ações das grandes marcas.

No futuro, a sustentabilidade deve ganhar um destaque cada vez mais interessante se ela for democrática, porque um dos grandes problemas atuais da sustentabilidade é que ela tem um custo, que em geral é caro, tanto para as empresas quanto para os consumidores. Então, ela deve ser democratizada, estando acessível para todos.

Outro pilar importante é a inteligência artificial. Algumas empresas já estão usando a ferramenta para criar formulações de seus produtos mais rapidamente, e com base em dados e interesses do consumidor, de acordo com o público alvo. Pensando em frutas e hortaliças, ainda existe um potencial muito inexplorado, podendo ser utilizada para avanços genéticos que possam permitir a introdução mais rápida de mudanças necessárias na agricultura.

O bem-estar pessoal e a saúde mental também são tópicos em evidência. A pandemia trouxe a saúde para o centro do debate, mas também cresceu o consumo de bebidas alcoólicas e snacks como forma de indulgência. Então, existe a busca por saudabilidade, mas também a por indulgência. Para o setor de frutas e hortaliças, o desafio é aliar os dois; por exemplo, como fazer com que as frutas se tornem um snack indulgente?

Outro ponto importante é que, no pós-pandemia, houve mudanças no estilo de vida do consumidor, trocando refeições completas por salgados por conta da correria, e no caso das frutas e hortaliças, o desafio é adaptar a categoria para este estilo de vida com cada vez menos tempo disponível para o preparo dos alimentos.

Então, os desafios são trazer a indulgência para a alimentação e facilitar a vida do consumidor, tentando economizar o tempo dele onde é possível. Porém, o ideal é que o consumidor cozinhe, não apenas para que a sua alimentação seja mais saudável, mas também para que ele tenha um entendimento e respeito ao produtor, se sentindo mais parte da cadeia.

TikTok – O crescimento do TikTok no mercado brasileiro tem alguns motivos. O consumidor brasileiro tem uma característica de aceitar recomendações de familiares, amigos ou pessoas que ele se identifica, porém é mais descrente à publicidade de celebridades ou de grandes empresas. Então, as trends podem ajudar a aumentar a propensão do consumidor a experimentar alimentos, como uma fruta exótica do Brasil, por exemplo. Além disso, o TikTok se tornou uma ferramenta de pesquisas, como por exemplo, para saber a recomendação de consumidores sobre um restaurante.

Temos também, há alguns anos, uma tendência que não é nova, mas que tem tomado novos rumos, que é a do consumidor polarizado, como em questões ideológicas e morais, e isso afeta as decisões de compra, com boicotes a empresas e marcas, por exemplo. Neste sentido, é um desafio para as marcas o “como se posicionar?”. E isso também faz com que a empresa seja vista não apenas como uma corporação, mas como pessoas que estão por trás desta corporação, atraindo pessoas por se identificar, e se conectando com a empresa e com os produtos.

Rodrigo de Mattos é consultor de pesquisa da Euromonitor Brasil.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação
alimentos
bem estar
consumidor polarizado
consumo
frutas
hortaliças
IA
indulgência
inteligência artificial
praticidade
saudabilidade
saude
saúde mental
sustentabilidade
TikTok