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Dezembro 10, 2022
ESPAÇO DO PARCEIRO: Psilídeo no citros
Combate é possível com associação de formulações

Por Luis Grandeza*
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De acordo com dados do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a produção da safra 22/23 deve alcançar 316,95 milhões de caixas de laranjas de 40,8kg, cerca de 20,53% maior que a anterior. As perspectivas são para a área conhecida como cinturão da citricultura, que engloba municípios do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro (MG). Devido à importância do setor, as empresas têm investido em tecnologia para oferecer, cada vez mais, a eficiência de seus produtos. É o caso da FMC, empresa de ciências para a agricultura, que possui em seu portfólio o Benevia®. Recém lançado, o inseticida possui um conceito de manejo sustentável para o controle do psilídeo, causador do greening, e outras pragas do citros.

Com alta performance, no combate do psilídeo (Diaphorina citri), o Benevia® tem como benefício o controle de mosca-minadora, bicho-furão, tripes e lagartas. Possui ação sistêmica e translaminar, que permite mais controle sobre ninfas e adultas. O produto possui uma formulação diferenciada, seletiva a inimigos naturais, o que proporciona um residual mais longo no manejo da praga e menor lavagem com a chuva.

Para comprovar o modo de ação, diversos estudos foram promovidos pela indústria em parceria com as principais consultorias, instituições de pesquisa e universidades do mercado de citros. Os resultados demonstraram um controle de 100%, em 21 dias sobre as ninfas e acima de 90% em adultas, quando o Benevia® é associado aos produtos químicos Talstar, Malathion e Mustang, também da FMC.

O tratamento com esse inseticida proporciona melhor desenvolvimento das plantas, resultando na melhor expressão do potencial produtivo das culturas. Importante ressaltar que os resultados somente são possíveis pela tecnologia desenvolvida pela FMC para toda cadeia citrícola, que contém uma nova ferramenta de controle do psilídeo e que proporciona mais longevidade ao pomar.

Outro diferencial da indústria é o foco no relacionamento com seus clientes. Além das atividades em campo, lado a lado com os agricultores, a FMC oferece o programa JUNTOS PRODUTOR. A iniciativa busca multiplicar soluções personalizadas por meio de uma plataforma digital.

Além de informações sobre a ferramenta, os participantes contam cursos, treinamentos, dados de safra, clima e mercado para auxiliar em decisões mais assertivas para cada cultura.

Aliadas, as estratégias em campo e on-line multiplicam benefícios à lavoura, à agricultura, ao agronegócio e ao produtor.

 

*Luis Grandeza é gerente de culturas da FMC.

 

Material enviado por empresa parceira da revista Hortifruti Brasil. Destaca-se que o Cepea não se responsabiliza pelas informações e opiniões expostas neste material publicado no site.

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