As exportações na temporada 2015/16 finaliza em março, com os últimos melões brasileiros chegando na Europa em abril. A partir de então, a safra da Espanha se inicia naquele continente, o que torna inviável as exportações brasileiras por conta das tarifas europeias de importação. Com o dólar em patamares elevados, a exportação da campanha 2015/16 foi favorecida e produtores estiveram animados em abastecer a Europa. De agosto/15 a fevereiro/16, os envios aumentaram 7,9% em relação aos mesmos meses de 2014/15, somando 206 mil toneladas, segundo a Secex. A receita em dólares, por outro lado, não acompanhou o mesmo ritmo e os envios de melão na parcial desta safra renderam US$ 142 milhões, praticamente estável em relação ao mesmo período da temporada anterior. O preço FOB do melão foi de US$ 0,69/ kg de agosto a fevereiro. O câmbio favorável ainda torna a comercialização ao exterior mais rentável ao produtor em detrimento do mercado interno, que estava mais cauteloso em função da crise econômica brasileira. Para a próxima temporada, a possibilidade da abertura de comercialização com a China pode incentivar ainda mais melonicultores. Produtores brasileiros podem não só aumentar o volume de produção, como investir na qualidade da fruta, dada a exigência do mercado chinês e o longo percurso até o país comprador. As negociações de contratos para a safra 2016/17 devem começar em breve para dar suporte ao planejamento do plantio da nova temporada.
Fonte: Hortifruti/Cepea