×
Abril 12, 2016
Falta de Água no Nordeste Ainda Preocupa
Influência do El Niño ainda deve ser sentida neste mês

Por Renata Pozelli Sabio
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Falta de Água no Nordeste Ainda Preocupa Ver fotos

Mesmo perdendo força, a influência do El Niño no clima brasileiro ainda deve ser sentida neste mês de abril. Assim, a previsão da Cptec para o trimestre abril/maio/junho na região Nordeste ainda indica chuvas abaixo da normal climatológica na parte centro-norte e leste da região, que compreende alguns importantes estados produtores de frutas e hortaliças, como o Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.  Nesses estados, as chuvas ocorridas em dezembro/janeiro haviam amenizado a seca que perdurava até então. Porém, desde fevereiro deste ano as precipitações voltaram a ficar escassas.
Dados do Portal Hidrológico do Ceará mostravam neste início de abril que os reservatórios deste estado estavam com apenas 13% de sua capacidade preenchida. Conforme a Secretaria dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, a bacia do Apodi/Mossoró, importante polo produtor de hortifrutícolas estava com somente 21% de sua capacidade preenchida neste início de abril. 
No Sudeste, a situação climática está um pouco mais favorável, pelo menos em relação à disponibilidade de água para as atividades de campo. No Sul, a previsão indica chuvas acima da normal climatologia neste trimestre (abril a junho), ainda como reflexo do El Niño e, assim, a produtividade de frutas e hortaliças ainda pode ser afetada pela umidade. A preocupação nessas duas regiões (Sudeste e Sul) pode vir no segundo semestre deste ano ou primeiro semestre de 2017, caso se confirme o desenvolvimento do La Niña, fenômeno que reduz a ocorrência de precipitações no Sul e possivelmente no Sudeste. Por outro lado, o La Niña poderá aliviar a falta de água no Nordeste, uma vez que eleva a ocorrência de precipitações nessa região do País.

 

Fonte: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe); Portal Hidrológico do Ceará e Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês)

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuva
clima
El niño
La Niña
Nordeste
seca
Sudeste