Piracicaba, 07 – Em 2023, as exportações brasileiras de abacate dispararam, subindo várias posições no ranking de frutas mais exportadas pelo País. Na parcial do ano (janeiro a outubro), a fruta era a sétima mais exportada pelo Brasil em receita, superando a maçã e a banana, e avançando expressivos 128% frente ao embarcado nos mesmos meses do ano passado.
Segundo Lígia Falanghe Carvalho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate, a demanda pela fruta está crescente, o que motivou um aumento de área de avocado (variedade mais exportada) no País. Além disso, o clima favoreceu a produção do estado de São Paulo, havendo mais disponibilidade da fruta para exportação. Outro fator favorável foi a recente abertura do mercado da Argentina ao avocado brasileiro (em 2019), o que também vem beneficiando o desempenho recente. De fato, segundo a Secex, 31,5% do total exportado pelo Brasil na parcial deste ano (até outubro) foi para o país vizinho.
Para saber mais sobre as exportações brasileiras de outras culturas, leia a matéria de capa da edição de novembro da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br