Piracicaba, 18 – As exportações brasileiras de frutas frescas tiveram bom desempenho em receita no primeiro semestre de 2024. Conforme dados do Comex Stat, o País arrecadou US$ 476,1 milhões com as vendas internacionais de frutas, leve alta de 0,5% frente ao mesmo período do ano passado, e apenas 0,6% abaixo do recorde de 2021. O volume, porém, foi 8,4% menor frente a 2023 e 19,3% inferior ao recorde de 2021, devido à baixa oferta nacional de algumas frutas importantes na pauta de exportação, como manga e uva.
É importante lembrar, porém, que muitas das principais frutas exportadas pelo Brasil terão o pico de embarques no segundo semestre (como manga, uva, melão e melancia), e desta forma, espera-se que a maior parte da receita e do volume com as vendas externas ocorra na segunda metade do ano.
Segundo a Abrafrutas, a fruticultura representa 16% da indústria agrícola brasileira, e em 2023, as exportações de frutas frescas ultrapassaram US$ 1,3 bilhão, o maior valor da história. A União Europeia seguiu como principal destino, mas os produtos brasileiros ganharam reconhecimento não apenas no bloco, mas também nos Estados Unidos, reforçando o potencial competitivo do País no mercado internacional.
Fonte: hfbrasil.org.br, Comex Stat e Abrafrutas