Piracicaba, 31 – Recentemente, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou um relatório sobre as tendências de consumo de várias frutas nos Estados Unidos na última década. Segundo a EastFrut, ainda que sejam focadas neste mercado em específico, normalmente as tendências originadas nos EUA muitas vezes se tornam globais no futuro, claro que com as especificidades e tradições de cada região. Os dados foram calculados de acordo com a disponibilidade do mercado local de várias frutas em 2021 em comparação com 2011, por residente nos EUA.
Fonte: USDA
No caso da framboesa, que é o destaque do período, um dos pontos favoráveis ao aumento do consumo foi a maior disponibilidade da fruta congelada proveniente da Ucrânia, resultando em uma queda no preço das frescas e consequente maior interesse do consumidor. Os mirtilos, por sua vez, são destaque no país norte-americano, que é o maior consumidor per capita da fruta.
Outras frutas que cresceram em popularidade no período foram morango, lima, tangerina, abacate, manga, limão, kiwi, abacaxi e mamão. Chama a atenção, porém, que as mais tradicionais, como banana, maçã, uva, melão e laranja estão com consumo estagnado ou até mesmo em queda.
Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Plaza, com dados do USDA