Piracicaba, 07 – As exportações brasileiras de frutas frescas estão registrando ótimo desempenho em 2023. Na edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, já foi comentada da probabilidade de a meta de US$ 1 bilhão ser superada neste ano, mas a surpresa foi atingir este marco um mês antes do encerramento do ano.
Segundo dados da Secex, o Brasil exportou, de janeiro a novembro de 2023, quase 940,9 mil toneladas de frutas frescas, 11,9% acima do mesmo período do ano passado. Em receita, foram arrecadados US$ 1,08 bilhão, avanço de 30,4% no mesmo comparativo. Com este desempenho, o recorde de 2021, em receita, será superado.
Algumas das principais frutas exportadas pelo Brasil, como manga, uva, limões e limas, melões e melancias, por exemplo, estão tendo ótimo desempenho neste ano. Inclusive, para a maioria delas, está havendo aumento no preço médio (FOB) em dólar, o que favorece ainda mais o desempenho em arrecadação.
Para algumas frutas, como o melão e a melancia, o clima favorável no Nordeste (El Niño) está favorecendo o volume produzido e a qualidade. Mas, no geral, o principal motivo do bom desempenho brasileiro está nos problemas climáticos enfrentados por países concorrentes, como Peru, Equador e Espanha, que estão com produção reduzida.
Fonte: hfbrasil.org.br e Secex