A mais forte onda de frio do ano ocorrida nesta semana provocou geada em algumas lavouras de batata do Sul de Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
No sul mineiro, houve geadas intensas em algumas áreas no último fim de semana e começo desta, prejudicando algumas lavouras. Em Pouso Alegre, por exemplo, houve relatos de que o congelamento chegou a “queimar” praticamente uma área inteira (com plantas de 40 dias), o que pode comprometer o desenvolvimento e enchimento dos tubérculos.
No estado paranaense, houve geada de intensidade média em praticamente todas áreas entre os dias 9 e 13, o que pode deixar os tubérculos mais miúdos no final de safra. Isso pode reduzir ainda mais a produtividade da região, que está já aquém do esperado. Como alguns produtores já finalizaram colheita, entretanto, o congelamento não afetou de forma significativa a produção do tubérculo no estado.
Também houve geada no Sudoeste Paulista, mas não deve prejudicar a bataticultura local. Isso porque o frio não foi tão intenso como em Minas Gerais e no Paraná e as plantas já estão na fase final de desenvolvimento. Outra região em SP que também está em atividade no campo é Vargem Grande no Sul, onde também houve geada fraca mas não causou danos.