Piracicaba, 21 – Verdade. De modo geral, um aumento de oferta de qualquer produto agrícola tende a elevar sua margem de comercialização – fato observado e destacado pelos analistas de mercado da Revista Hortifruti Brasil na edição de agosto. O cenário oposto também acontece: qualquer aumento de demanda tende a reduzir a margem de comercialização do produto.
Isso pode ser constatado quando se avalia a sazonalidade de produção de determinado produto: quanto maior a oferta, a margem de comercialização total entre o produtor e o varejo, aumenta – e vice-versa.
É importante ressaltar que os custos de comercialização não são fixos por unidade de venda; eles são mais elevados à medida que o comprador tem de escoar grandes volumes. Com isso, os custos dos intermediários (beneficiadores, atacadistas e varejistas) desta cadeia se elevam ainda mais quando há maior quantidade a ser carregada. Isso faz com que o produto, no destino final, permaneça mais valorizado do que para o produtor, que acaba sendo um "tomador de preços" e tem de enfrentar uma estrutura mais concentrada de comercialização.
Confira este e outros 4 mitos (ou verdades) analisados na edição de agosto, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br