×
Agosto 21, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: 2 - Mito ou verdade na comercialização de HF's
"Quando a oferta aumenta, o preço cai mais ao produtor do que no varejo"

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: 2 - Mito ou verdade na comercialização de HF's Ver fotos

Piracicaba, 21 – Verdade. De modo geral, um aumento de oferta de qualquer produto agrícola tende a elevar sua margem de comercialização – fato observado e destacado pelos analistas de mercado da Revista Hortifruti Brasil na edição de agosto. O cenário oposto também acontece: qualquer aumento de demanda tende a reduzir a margem de comercialização do produto. 

Isso pode ser constatado quando se avalia a sazonalidade de produção de determinado produto: quanto maior a oferta, a margem de comercialização total entre o produtor e o varejo, aumenta – e vice-versa.

É importante ressaltar que os custos de comercialização não são fixos por unidade de venda; eles são mais elevados à medida que o comprador tem de escoar grandes volumes. Com isso, os custos dos intermediários (beneficiadores, atacadistas e varejistas) desta cadeia se elevam ainda mais quando há maior quantidade a ser carregada. Isso faz com que o produto, no destino final, permaneça mais valorizado do que para o produtor, que acaba sendo um "tomador de preços" e tem de enfrentar uma estrutura mais concentrada de comercialização. 

Confira este e outros 4 mitos (ou verdades) analisados na edição de agosto, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
comercialização
frutas
hortaliças
margem de comercialização
mitos e verdades
preços ao produtor
preços no varejo
revista Hortifruti Brasil