Piracicaba, 28 – O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama), da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), rastreou 12% a mais de frutas, legumes e verduras (FLV) no primeiro semestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado – totalizando 618 mil toneladas de produtos. Até o fim de 2017, o objetivo é de que o programa aumente em 6,5% o volume total rastreado em 2016 (de 1,2 milhão de toneladas).
O resultado foi divulgado na semana passada (24), em coletiva de imprensa que reuniu diversos representantes do setor em São Paulo. Em nota, o superintendente da Abras e coordenador do Rama, Marcio Milan, lembrou que a rastreabilidade e o monitoramento são tendências no mercado global de alimentos, e de que o Rama tem se tornado referência, trazendo segurança e modernidade para a cadeia de abastecimento do País.
RESULTADOS – Dentre os números registrados pelo programa no primeiro semestre de 2017, um dos destaques foi a melhoria de 6,9% em relação ao limite máximo de resíduos químicos em FLVs comercializados por supermercados participantes, em conformidade com a legislação. No período, 77% das amostras obedeceram aos limites – com menores índices de inconformidade para banana, batata, tomate e cebola, e maiores para o pimentão, conforme a PariPassu (gestora técnica do programa). Este último produto, por outro lado, registrou melhora de um ano a outro, com 42% de conformidade, ante os 37% no primeiro semestre de 2016.
Outro número de destaque foi a redução de 8% no índice de perdas de FLV nas lojas, entre 2015 e 2016 – cenário que representou um volume de 2,66 milhões de produtos que completaram o ciclo (da produção à mesa do consumidor final). Segundo a Abras, a participação de FLV no faturamento dos supermercados, em 2016, totalizou R$ 30,8 bilhões.
Atualmente (até junho/17), 46 redes varejistas participam do programa (aumento de 4,5% em um ano), representando mais de 20% das vendas totais de FLV comercializadas pelo setor no Brasil. Para os próximos três anos, a meta do Rama 2020 é de que o número de varejos integrados aumente em 30%.
Para conferir a apresentação completa, clique aqui.
Imagens: Reprodução - Portal Abras
Fonte: Portal Abras