Piracicaba, 03 – É evidente a preocupação com o planeta, e boas práticas sustentáveis deverão estar no topo das missões de todos, desde o produtor até a ponta final, para que o consumidor tenha acesso a alimentos cada vez mais saudáveis e sustentáveis e sem prejudicar ainda mais o planeta. Será necessária uma sustentabilidade coletiva: os consumidores acreditam que ações individuais não são mais suficientes e devem depositar a responsabilidade nas empresas, que deverão produzir alimentos que sejam sustentáveis e seguros.
- A inteligência artificial (IA) abre uma nova fronteira de oportunidades de negócios e é uma ferramenta que já tem sido usada para melhorar o atendimento ao consumidor e a inovação de produtos. A IA pode ajudar no posicionamento proativo da indústria de alimentos em relação às demandas dos consumidores e da sociedade quanto à reformulação de produtos para a melhora de seu valor nutricional, sustentabilidade da produção e dos ingredientes, responsabilidade social e transparência na comunicação.
- A população preza pelo bem-estar e saúde mental, e o setor de HF tem muitas vantagens em relação a isso ao proporcionar uma alimentação mais saudável.
- População tende a viver em um mundo híbrido: enquanto as tecnologias e a inteligência artificial devem fazer parte da rotina, há muitos que ainda vão preservar momentos de outrora, ficando desconectados e passando mais tempo em convívio com outras pessoas com uma forma de trabalhar sua saúde mental, incluindo a alimentação.
- O setor de HF continua sendo uma importante fonte de fornecimento de um alimento seguro e saudável e matéria-prima para a produção de alimentos - e nada melhor do que as frutas e hortaliças para cumprir este papel.
- Na produção hortifrutícola, o produtor precisa colocar no papel como ele conseguirá lidar com as intempéries climáticas e o quanto isso impactará na oferta, nos preços e se o consumidor está disposto a pagar mais caro.
Para saber mais sobre as tendências de consumo no Brasil, leia a matéria de capa completa da edição de março da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br