Piracicaba, 13 – De acordo com a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), as indústrias de polpas do Ceará têm expandido seu market share. Além de abastecer o Nordeste, a produção tem se destinado a outros estados brasileiros e, também, para países da América do Norte, Europa e Oceania.
Mais da metade do volume da polpa cearense está presente na própria região, absorvida pelos seguintes estados: Paraíba (25%), Rio Grande do Norte (13%), Bahia (13%), Pernambuco (13%), Piauí (6%) e Maranhão (6%). Outros compradores estão nas regiões Norte e Sudeste, abrangendo Amazonas, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais – cada um deles absorvendo 6% da produção.
A geração de empregos no setor também tem sido destaque, levando em consideração as 148 empresas do ramo de conservas, fabricação de sucos concentrados e de polpa de frutas, presentes no estado, segundo dados do Observatório de Pesquisa, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Atualmente, a área com maior atuação é a Região Metropolitana de Fortaleza, importante compradora de frutas em Centrais de Abastecimento (Ceasas), como maracujá, goiaba, uva e abacaxi, para fazer polpa.
Fonte: abrafrutas.org