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Agosto 29, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Amazon transforma preços da Whole Foods
Após negociação, produtos da rede de supermercados estão cerca de 43% mais baratos

Por Mariana Coutinho
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HORTIFRUTI/CEPEA: Amazon transforma preços da Whole Foods Ver fotos

Piracicaba, 29 – O site Amazon, conhecido pela eficiência em vendas on-line de eletrônicos, brinquedos e livros, finalizou ontem (28), a negociação que se estendia a meses e comprou a rede de supermercados Whole Foods, nos Estados Unidos. A rede é conhecida por vender produtos premium, uma grande variedade de frutas, vegetais e proteína animal, sendo a maioria de origem orgânica – comercialização muito similar à dos varejões de alto padrão brasileiros. Contudo, a Whole Foods tinha como característica os preços mais elevados. Assim, seus produtos saudáveis e de alta qualidade só eram acessíveis a um seleto grupo de pessoas.

A junção da rede de supermercados com a Amazon, porém, alterou este cenário: em seu primeiro dia, o site de vendas on-line baixou os preços de alguns produtos em até 43%. Segundo noticiado pela Bloomberg Technology, a lista de produtos incluía hortifrútis como banana, maçã, abacate e alface, além de carnes e nuts

Com a queda dos preços, a Amazon espera que os produtos oferecidos pela Whole Foods fiquem mais acessíveis a outros consumidores, aumentando a gama de clientes da rede de supermercados. Esta estratégia também deve pressionar os preços dos concorrentes, que já vendiam produtos naturais pela internet, como Walmart e Kroger. 

De acordo com o site Chicago Tribune, a estratégia de preços da Amazon não é temporária, e a empresa promete mudar o conceito de valores altos que a Whole Foods sempre carregou, expandindo os baixos preços para outros produtos. Eles também devem adicionar benefícios para seus usuários do Amazon Premium, aumentando ainda mais a clientela e buscando maior competitividade no mercado. 

HORTIFRÚTIS PELA INTERNET? – A briga por espaço na venda de alimentos frescos e naturais pela internet deve aumentar, já que os acontecimentos recentes são indicativos de que a forma como as pessoas compram seus alimentos está mudando – e a perspectiva é de que o Brasil siga os mesmos passos dos EUA.

Durante o PMA Fresh Connections, na última quinta-feira (24), a norte-americana Sally Lyons apontou a comercialização on-line de frutas e hortaliças como uma das oportunidades para o varejo brasileiro. Em breve, a HF Brasil publicará uma entrevista exclusiva com a palestrante, na qual serão relatadas as principais oportunidades para o mercado de hortifrútis no País.

Fotos: Reprodução Bloomberg - David Williams

Fonte: Bloomberg Technology e Chicago Tribune

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