Piracicaba, 18 – Na última terça-feira (12), a Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a decisão de prorrogar a suspensão da captação de água do rio São Francisco às quartas-feiras, até o dia 30 de abril de 2018. Inicialmente, a suspensão ocorreria de 21 de junho a 30 de novembro de 2017 – com a possibilidade de prorrogação do prazo, caso as chuvas permanecessem abaixo do volume esperado.
Assim, embasada na crise hídrica que ainda persiste na bacia do São Francisco, a medida abre exceção apenas para abastecimento humano e animal durante o "Dia do Rio", como é chamado o período em que a água captada não é destinada para os demais fins.
Para garantir o cumprimento da Instrução Normativa, a fiscalização da ANA poderá exigir, ainda, a instalação de equipamentos de medição ou a adoção de outras atitudes que visam permitir a verificação do atendimento que consta na resolução. Vale lembrar que as precipitações na região da bacia têm ficado abaixo da média desde 2011, o que reduziu os estoques armazenados desde então.
Fonte: hfbrasil.org.br e ANA