Piracicaba, 10 – Um aplicativo de compras, desenvolvido por uma empresa canadense, busca reduzir o desperdício de alimentos em supermercados. Como? O recurso permite que os consumidores identifiquem quais alimentos estão próximos às datas de vencimento, para que sejam adquiridos a preços menores – reduzindo, assim, o desperdício de comida e os gastos com as compras.
Para utilizá-lo, basta baixar o aplicativo (gratuito) no smartphone, escolher os produtos disponíveis no período e realizar a compra, retirando os itens a qualquer momento nas lojas participantes. O projeto piloto do aplicativo, chamado Flashfood, está sendo aplicado em diversas redes de supermercado – em lojas dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.
Foto: supermarketnews.com
BRASIL – No Brasil, um recente lançamento busca o mesmo: viabilizar a compra de alimentos excedentes em estabelecimentos de Londrina (PR), como restaurantes, padarias, varejões e lanchonetes, a preços mais acessíveis. Para a empresa Ecofood, o objetivo é reduzir a cultura do desperdício entre todos (comerciantes e consumidores), por meio da comercialização de comida que, ao fim do expediente, iria para o lixo.
Pelo aplicativo, os usuários podem adquirir um voucher, que deve ser apresentado na retirada da refeição – sendo que a disponibilidade varia conforme o excedente de alimentos no dia. Quem sabe, a ideia não se espalha por todo o País?!
Fonte: supermarketnews.com, ecofood.com.br e folhadelondrina.com.br