Atualizado em 18/08/2020, às 10:00
Piracicaba, 17 – Na última sexta-feira (14), cidades de Santa Catarina foram severamente atingidas por temporais, acompanhados por raios, granizo e ventania. Conforme a Somar Meteorologia, dois tornados também foram registrados em municípios do norte e oeste catarinenses – sendo o primeiro em Água Doce, Ibicaré e Tangará, e o segundo, em Irineópolis.
De acordo com informativo da Defesa Civil do estado, uma pessoa morreu e mais de 16 ficaram feridas por conta das tempestades. Ao menos 31 municípios foram afetados, com danos severos em residências e empresas.
Relatório preliminar da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) indica que 15 municípios catarinenses registraram prejuízos em zonas rurais, sendo meio oeste, planalto norte e litoral norte as regiões mais afetadas. Frutas e hortaliças produzidas no local, como banana e alho, estão as principais perdas, além de residências, galpões, implementos e equipamentos. A Epagri ainda está em campo, atendendo e orientando os produtores atingidos.
Vale lembrar que, além destes fenômenos climáticos, o "ciclone bomba", bem como chuvas e alagamentos, já atingiram o estado catarinense no começo de julho. Como os impactos à produção de frutas e hortaliças ainda estão sendo mensurados por produtores locais, as atualizações serão informadas pela equipe Hortifruti/Cepea no decorrer desta semana! Fique de olho!
VEM MAIS CHUVA (E NEVE!) POR AÍ – O Sul do País pode ser afetado por uma nova frente fria neste início de semana. Segundo a Climatempo, a previsão é de chuvas fortes e volumosas no Paraná e de frio intenso em todos os estados sulistas entre segunda e terça-feira (17 e 18/08). Em Santa Catarina, ainda há risco de temporais e queda de granizo.
A partir de quarta-feira (19), porém, a frente fria se intensifica e, acompanhada por uma massa de ar polar, deve causar queda ainda mais acentuada das temperaturas. Assim, até a sexta-feira (21), neve e chuva congelada podem atingir algumas regiões do Sul, principalmente nas serras gaúcha e catarinense.
A queda das temperaturas também deve afetar o Sudeste. No entanto, as chuvas devem ser mais intensas no estado de São Paulo – a previsão é de temporais e clima frio neste início de semana (dias 17 e 18/08), principalmente no leste e sul paulistas. Após uma trégua na quarta-feira (19), as precipitações devem retornar ao estado no dia seguinte, devido à passagem de uma nova frente fria.
Fonte: hfbrasil.org.br, Defesa Civil de SC, Climatempo e Somar Meteorologia