Piracicaba, 07 – É comum associar o consumo de frutas e hortaliças a um estilo de vida saudável e à redução de várias doenças, como as cardiovasculares. Porém, será que a ideia vale, igualmente, para adolescentes e adultos?
De acordo com uma publicação da Nutrition Reviews, importante referência na área de nutrição, o consumo desses alimentos, pelos adolescentes, está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, não é possível afirmar que este baixo consumo esteja relacionado ao risco de doenças cardiovasculares em pessoas desta faixa etária.
Isso porque, segundo a publicação, poucos estudos são realizados em adolescentes, pela alta complexidade e constantes alterações biológicas, de humor e sociais, tornando difícil mensurar os efeitos do consumo de frutas e hortaliças na saúde dos mesmos. Por fim, destaca-se que os estudos de doenças cardiovasculares e seus efeitos são inconclusivos nesta faixa etária, demandando padronizações dos critérios, para que se torne possível a comparação entre diversas gerações.
Fonte: jornal.usp.br