Piracicaba, 04 – O melão ocupa o 2° lugar no ranking de frutas brasileiras com maior geração de receita e o 4° na classificação mundial (FAO, 2016). Isso porque a produção da fruta no País tem o mercado externo como seu principal destino.
Enquanto no Vale do São Francisco (BA/PE) a pequena produção foca o consumo doméstico, a maior região produtora do Brasil (Rio Grande do Norte/ Ceará) destina quase 80% de sua área ao mercado internacional. Os envios são realizados entre agosto e maio, período de entressafra nos países do hemisfério Norte (em especial da União Europeia, principal consumidora do melão brasileiro).
Análise da edição de novembro da Hortifruti Brasil, indica que o País ganhou competitividade nas exportações de melão nos últimos anos. A Espanha é a maior fornecedora desta fruta à União Europeia e, quando o país está em entressafra, é o Brasil quem se torna o maior ofertante ao bloco.
Confira, abaixo, os principais motivos para o ganho de competitividade do melão:
Para conferir o conteúdo completo, acesse a edição de novembro da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br