Piracicaba, 19 – As captações de água dos reservatórios da bacia do rio São Francisco serão suspensas todas as quartas-feiras até novembro, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas). A medida, que será publicada amanhã, 20, visa preservar os volumes armazenados nos reservatórios do Velho Chico durante o período de seca na região.
Conforme nota divulgada pela agência, a resolução inclui a retirada de água para todos os fins, exceto para abastecimento humano e de animais, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97), que os considera como usos prioritários em casos de escassez. A medida, que começa nesta quarta-feira, 21, deve vigorar até o dia 30 de novembro, quando finaliza o período seco, mas pode ser prorrogada, caso as chuvas não retornem dentro do previsto.
Assim, considerando a proibição da irrigação e a forte presença de diversas culturas hortifrutícolas na região do Vale do São Francisco (BA/PE), alguns dos produtos acompanhados pelo Hortifruti/Cepea podem ser impactados pela medida, como banana, cebola, manga, melão e uva.
Vale lembrar que as precipitações na região da bacia têm ficado abaixo da média desde 2011, o que reduziu os estoques armazenados desde então. Assim, atualmente, a vazão média diária de escoamento de água autorizada pela ANA, em Sobradinho e Xingó, é de 600 metros cúbicos por segundo – menor patamar já praticado.
Fonte: ANA e JC Online