Piracicaba, 25 – São Paulo e Minas Gerais são os principais estados produtores de batata doce no Brasil (57% do total). As regiões ideais para o plantio são as com clima quente e úmido. É possível produzir durante o ano todo; porém, é importante que o plantio e a fase de desenvolvimento não coincidam com temperaturas muito baixas e clima seco, o que diminuiria a produtividade e prolongaria o ciclo de desenvolvimento.
A rentabilidade do produto tem sido positiva. A demanda é o fator que mais chama a atenção, visto que houve aumento significativo nos últimos anos, principalmente devido às características nutricionais.
Lidar com o aumento do número de produtores do tubérculo é o mais novo desafio dos já atuantes no mercado. Sua produção demanda mão de obra significativa, principalmente em épocas de plantio e colheita. A grande oscilação de preço ao longo do ano acaba exigindo planejamento e uma boa reserva financeira por parte dos produtores, para que consigam superar as épocas de maior oferta do tubérculo, o que pressiona as cotações.
Outras informações sobre o cultivo de batata doce (e de outros oito produtos) estão na edição de setembro da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br