Piracicaba, 16 – Você já sabe o quanto as refeições à base de vegetais (plant-based) ganharam espaço nos últimos anos, não é? Na América Latina, onde o Brasil e o México lideram o mercado da categoria, o consumo destes alimentos tem crescido em ritmo acelerado a cada ano, segundo estudo da Innova Market Insights.
Conforme pesquisa do The Good Food Institute (GFI) em parceria com o Ibope, que avaliou a evolução deste mercado no Brasil, bem como as demandas dos consumidores da categoria, metade da população entrevistada afirmou ter reduzido o consumo de proteína animal em 2020 – sendo que 47% destas substituições são feitas exclusivamente por legumes, verduras e grãos.
E, se antes estes alimentos eram totalmente voltados ao público vegano e vegetariano, agora, têm feito parte das compras regulares dos consumidores ao redor do mundo – levando as marcas à crescente busca por inovação em ingredientes para atender este mercado. É o caso da carne louca feita de jaca, composta por 100% da fibra da fruta, lançada pela foodtech brasileira Fábrica Meatz. Segundo os fundadores, o objetivo era agregar valor à variedade, por meio de tecnologia, além de colocar o Brasil em destaque em termos de pesquisas voltadas a este mercado.
Outra empresa brasileira, a Espírito Cacau lançou uma linha de chocolates funcionais, 100% à base de vegetais, que alia os benefícios do cacau (rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes) aos do leite de coco (rico em gordura saturada boa, fibras, vitamina C, ferro e outros minerais). Ainda tem dúvida de que o plant-based veio para ficar?
Fonte: Super Varejo, Innova Market Insights e GFI