Piracicaba, 19 – Uma pesquisa realizada pela Tail by TOTVS analisou hábitos de compras em mais de três mil estabelecimentos brasileiros, totalizando mais de 206 milhões de cestas de compras em mercados de todos os portes e regiões do País.
Uma das conclusões da pesquisa foi que a cesta de compras do brasileiro está mais enxuta, tomando lugar das compras de despensa, aquelas que são feitas para o mês. As compras de emergência (aquelas com até quatro itens) são as mais frequentes, seguidas pelas de conveniência (com cinco a 11 itens) e pelas de reposição (de 12 a 25 itens). Por último, ficaram as cestas de abastecimento, compostas por mais de 25 itens. Com o crescimento das compras de emergência e por conveniência, o varejo por proximidade (como os de bairro) ganha espaço.
É importante lembrar que as frutas e hortaliças fazem parte das categorias de produtos de maior destaque na composição das cestas. E o aumento da frequência de compra favorece este segmento, já que, por serem produtos perecíveis, sempre carecem de reposição durante o mês. Além disso, a busca por saudabilidade faz com que os brasileiros busquem incluí-las cada vez mais em sua dieta.
Fonte: Super Varejo