Piracicaba, 21 – O clima em 2017 foi mais favorável à produção dos hortifrutícolas do que nos anos anteriores. Vale lembrar que, em 2014 e 2015, as condições climáticas foram extremas (estiagem em algumas regiões e excesso de chuva em outras), o que reduziu significativamente a oferta de frutas e hortaliças naqueles anos.
Desde o segundo semestre de 2016, no geral, o clima tem sido mais favorável aos HF's e, para muitas culturas, propiciou oferta elevada, mas resultou em queda na rentabilidade. Em 2017, em particular, a maior oferta reduziu os preços médios de todos os hortifrutícolas acompanhados pela Hortifruti Brasil.
Vale destacar que essa situação mais favorável em 2017 para os hortifrútis se deve às praças produtoras do Sul e Sudeste. Importantes regiões do Norte e Nordeste continuam com restrição de água para investir e manejar os HF's.
Confira, na edição de fevereiro da revista Hortifruti Brasil, a avaliação detalhada de 2017 para cada produto acompanhado pelo Hortifruti/Cepea e da safra de verão 2017/18 (para as hortaliças), clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br