Piracicaba, 07 – As chuvas e enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul estão, também, refletindo na oferta de alimentos. Colaboradores consultados pelo Hortifrúti/Cepea já começam a relatar falta de tomate e de batata no mercado, cenário que já impacta em alta nas cotações das duas hortaliças.
Para o tomate, a safra de Caxias do Sul (RS) se aproxima do encerramento, e espera-se danos significativos à produção. Ainda que o volume da praça não seja alto, como a oferta geral de tomates já vem restrita, deve haver impacto no mercado e nas cotações do fruto.
No caso da batata, a safra em Bom Jesus (RS) também já está próxima do final, porém espera-se danos ao que restava da produção nesta praça. Além disso, a região de Ibiraiaras (RS), cuja colheita ainda não foi iniciada, também deve registrar prejuízos na produção, ainda que não tenham sido estimados. É importante lembrar que esta última região não costuma ter uma oferta elevada, mas como maio é um mês praticamente de entressafra na bataticultura, um agravamento na baixa disponibilidade pode impulsionar ainda mais os preços.
Vale ressaltar que além da redução da oferta local, pode haver um crescimento na demanda por hortaliças de outros estados, para suprir a menor disponibilidade regional.
NOTA: O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.
Fonte: hfbrasil.org.br