Piracicaba, 28 – A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aposta em forte crescimento do comércio de frutas tropicais para os próximos anos. Segundo notícia publicada pelo portal Fresh Plaza, a demanda por frutas como manga e abacate está crescendo de forma acelerada no cenário global. Além disso, outras frutas tropicais, como mamão e abacaxi, também são apontadas como produtos com grande potencial de crescimento.
Pela ótica brasileira, a expansão do mercado de frutas tropicais é animadora, em especial para manga e mamão – já que são produzidas e exportadas pelo País, com competitividade no mercado internacional. E o crescimento destes mercados, tanto em consumo quanto em receita, já acontece há algum tempo: segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), no último decêndio (2008-2018), as exportações de manga cresceram 27% em volume e 49% em receita, enquanto as de mamão aumentaram 42% e 30%, respectivamente, no mesmo comparativo.
Além disso, a FAO aponta outras possibilidades de crescimento para o Brasil. A princípio, a América Latina e o Caribe serão os principais beneficiados por este aumento no comércio de frutas tropicais. Contudo, mudanças climáticas e fenômenos devastadores têm se tornado cada vez mais recorrentes no Caribe, dificultando a produção de frutas, principalmente em longo prazo. Assim, a perda do potencial produtivo dos países caribenhos pode representar, para o Brasil, a chance de ganhar participação em mercados onde ainda não é tão presente, como o da banana.
Fonte: hfbrasil.org.br, Fresh Plaza e Secex