Piracicaba, 09 – Aventurar-se na produção de pequenas culturas traz consigo diversos desafios e oportunidades. Na teoria, maior acesso a informações agronômicas e mercadológicas e o aumento de iniciativas que fortaleçam e unam o setor seriam fatores cruciais ao fomento destes mercados. Mas, na prática, a realidade é outra – e este foi o tema da matéria de capa de abril, da revista Hortifruti Brasil, que analisou a dinâmica de produção de seis produtos: ameixa, mirtilo, pitaia, brócolis, couve-flor e berinjela.
Preocupados em fornecer alimentos de qualidade ao consumidor (cada vez mais exigente), os produtores precisam investir em técnicas eficientes de manejo e tratos culturais e estar atentos ao clima – um dos grandes desafios para se manter o nível da produção. Além disso, praticamente todos estes cultivos esbarram na dificuldade de acesso a conteúdos técnico, agronômico e econômico e também a defensivos adequados à cultura. A falta de defensivos registrados, principalmente para o controle de pragas, é um forte entrave à produção.
Já em termos de oportunidades, praticamente todos esses produtos são destinados, basicamente, ao mercado interno (com algumas opções de escoamento no setor industrial, em especial brócolis e couve-flor). Pensando nisso, estimular a criação de mais plantas industriais e parcerias com o varejo para os produtos frescos podem impulsionar o consumo destes produtos no Brasil.
Destacam-se também os crescentes aumentos dos fatores saudabilidade e sustentabilidade nas dietas, a valorização da produção local, a preferência por alimentos naturais e as mudanças nos estilos de vida (como o vegetarianismo ou veganismo) que devem colaborar – e muito – com o mercado de HF's. E, neste caso, os seis produtos analisados na edição de abril da revista Hortifruti Brasil podem ter espaço garantido nas cestas de compras nos próximos anos!
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Fonte: hfbrasil.org.br