×
Banana
Dezembro 11, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação da banana nos envios à UE?
Com crise hídrica, exportações ao bloco são afetadas

Por Giulia Gobbo e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação da banana nos envios à UE? Ver fotos

Piracicaba, 11 – O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de banana, atrás apenas da Índia, China e Filipinas, (dados da FAO de 2014). Mesmo assim, volume pouco expressivo da produção brasileira é exportada, já que o mercado interno é forte para a fruta. 

Dentre as regiões produtoras, apenas o Norte de Santa Catarina e o Rio Grande do Norte/Ceará exportam. Produtores catarinenses vendem a banana nanica para o Mercosul, enquanto os nordestinos enviam ao continente europeu – a proporção, na média de 2012 a 2016, foi de 51% para Mercosul e 48% para a UE (dados da Secex). 

Em 2016, o Brasil ocupou a 14ª colocação entre os exportadores de banana à UE, com receita 72% menor quando comparada com 2006 (Trade Helpdesk). No geral, o Brasil perdeu participação nos envios ao bloco europeu, já que, em 10 anos (2006-16), as importações totais de banana da UE aumentaram 35% em valor, enquanto os envios brasileiros se reduziram. 

Dentre os concorrentes da América, a Colômbia se tornou o principal exportador de banana à UE em 2016, detendo 24% do mercado e movimentando 835 milhões de euros. O Equador já foi o principal fornecedor de banana à União Europeia, mas desde 2015 ocupa o segundo lugar dentre os fornecedores.

Em 2017, o resultado brasileiro com as exportações à UE tem sido ainda pior. De janeiro a outubro/17, os envios foram 83% menores ao bloco frente ao mesmo período de 2016 (Secex).

Quer saber o que aconteceu com os envios brasileiros à UE (e, também, como estão as exportações ao Mercosul)? Confira o conteúdo, na íntegra, na edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br, FAO, Trade Helpdesk e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
demanda europeia por frutas
embarques
exportações brasileiras
exportações de banana
frutas brasileiras na UE
produção de banana