Piracicaba, 11 – Em meio à pandemia de covid-19 no Brasil, supermercados, centros de distribuição e varejos de menor escala têm redobrado as medidas de higiene para garantir a segurança alimentar, bem como dos trabalhadores e da população, durante o processo de abastecimento. Isso porque, apesar da inexistência de evidência que os alimentos possam transmitir o coronavírus, sua possível sobrevivência em superfícies, como plásticos, aço inoxidável e papelões, exige cuidados especiais quanto à higiene.
Neste cenário, você, consumidor, sabe como se proteger durante as compras e quais as recomendações para higienizar e armazenar corretamente frutas e hortaliças? Pensando nisso, a Embrapa e a Ceagesp lançaram uma cartilha digital com dicas de compra, armazenamento e consumo de hortifrútis voltadas para o consumidor – com recomendações para se evitar perdas e desperdício destes produtos perecíveis durante e após a pandemia.
Dentre as dicas, estão o planejamento do que será adquirido (por meio de uma lista, a qual permite otimizar o processo e evitar idas frequentes às compras e desperdícios de alimentos em casa); comprar produtos de época (devido à maior disponibilidade e, consequentemente, aos preços mais acessíveis); o uso de caixas ou sacolas térmicas para transportar os produtos mais sensíveis e garantir a qualidade; e comprar de produtores locais, para fomentar a agricultura e o comércio da região.
A cartilha também apresenta ideias de higienização, armazenamento, preparo e técnicas de conservação de frutas e hortaliças. Para conferir o conteúdo completo, clique aqui.
Fonte: Embrapa e Ceagesp