Piracicaba, 31 – Distanciamento social, dólar em alta, consumidores com restrições financeiras... Com tantas adversidades, como os produtores brasileiros têm mantido as atividades de produção e comercialização de frutas e hortaliças, em meio à pandemia de covid-19? Este foi o tema da última live da HF Brasil, que aconteceu na quinta-feira (30), no Facebook e no YouTube.
Na ocasião, os produtores convidados Edson Trebeschi, da Comissão Nacional de Tomate de Mesa (CNTM/Ibrahort), Jeferson Magário, da Abraban (Associação Brasileira dos Produtores de Banana), e Rafael Corsino, da Anace (Associação Nacional dos Produtores de Cebola), indicaram quais medidas têm adotado para manter os negócios em pleno funcionamento nos últimos meses e como se preparam para o que ainda está por vir. Aliás, este é o tema da pesquisa realizada na edição de julho da revista Hortifruti Brasil. Já conferiu? Acesse o conteúdo, clicando aqui.
RESUMO – Dentre as ações adotadas pelos convidados estão a preservação da saúde de trabalhadores do campo, por meio das normas de segurança propostas pelo Ministério da Saúde, bem como pela atenção à gestão de pessoas, tendo em vista o momento de crise em todo o mundo. Quanto à produção e comercialização, os produtores indicam como pontos cruciais os focos na gestão, planejamento, qualidade, produtividade e redução de custos, para manter a resiliência do negócio.
Segurança do alimento, rastreabilidade e a importância da união dos produtores para promover o consumo de HF também estão entre os temas abordados na live. Para assistir à gravação, clique aqui ou na imagem abaixo.
Fonte: hfbrasil.org.br