Piracicaba, 08 – A análise do perfil do brasileiro desde 2008, realizada na edição de março da revista Hortifruti Brasil, é importante para um debate mais amplo entre todos os agentes do setor de HF, visando ações que aumentem o consumo das frutas e hortaliças e ampliem o processo de inovação em prol de uma produção mais sustentável. Então, o que esperar, de fato, para os próximos anos?
De maneira geral, os dados da edição evidenciam que os gastos do consumidor com frutas e hortaliças nos próximos anos podem ficar limitados, diante das atuais perspectivas econômicas do Brasil, principalmente por conta de todos os problemas fiscais que o País deve enfrentar no pós-pandemia.
O preço final é um fator importante e deve ser incluído no debate para promover uma maior ingestão de hortifrutícolas. Inclusive, o documento "2021: Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras", da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), analisado na edição de fevereiro da Hortifruti Brasil, tem esse propósito: olhar a cadeia de frutas e hortaliças de uma forma mais sistêmica, buscando a redução das perdas e dos desperdícios e a promoção da sustentabilidade na produção, distribuição e comercialização.
Assim, o debate não se restringe em apenas ampliar o consumo desses alimentos do brasileiro, mas ter um olhar mais atento à cadeia: produtores, sistema de produção, comercialização e valoração do produto. Confira, abaixo, alguns importantes temas de discussão para ações e tendências do setor para os próximos 10 anos:
Fonte: hfbrasil.org.br