Piracicaba, 27 – A edição de agosto da revista Hortifruti Brasil mostrou que a pandemia de covid-19 deixou o brasileiro mais consciente quanto à importância de se adotar hábitos saudáveis. Mas, será que essa preocupação se converteu, de fato, em aumento do consumo de frutas e hortaliças? E essa aderência à saúde deve continuar como um dos focos do consumidor no pós-pandemia?
Estas foram as questões discutidas entre os convidados da última live da HF Brasil, realizada na quarta-feira (26), que contou com representantes de diferentes elos da cadeia de hortifrúti: produção, com Caito Prado, diretor comercial da Itaueira Agropecuária; comercialização (varejo), com Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados; e serviços de alimentação, com Mayra Viana, analista de negócios de alimentação do Sebrae.
Na ocasião, os participantes abordaram as principais mudanças ocorridas no País, em termos de consumo, sob as diferentes perspectivas de mercado e baseando-se nas fases da quarentena – como o receio inicial da população quanto ao desabastecimento e a maior procura por alimentos não perecíveis, as dificuldades para as produções de ciclo curto ou com maior perecibilidade, a ascensão das refeições no lar, os impactos no food service e, por fim, a retomada do comércio e as expectativas daqui em diante.
Outros temas importantes, como segurança e qualidade dos alimentos, impactos da restrição na renda da população, adoção de protocolos de higiene na reabertura gradual dos serviços de alimentação (especialmente nos restaurantes self-service), adaptação do varejo ao mercado digital e a maior proximidade do consumidor com o comércio local também foram discutidos pelos convidados. Para assistir à gravação, clique aqui ou na imagem abaixo.
Fonte: hfbrasil.org.br