Piracicaba, 26 – O modelo de gestão desenvolvido pela Toyota, que tornou a empresa uma das grandes referências de produtividade e de qualidade na produção de automóveis, também pode ser adotado por propriedades agrícolas. Essa afirmação pode ser irreal para muitos, já que a Toyota é a maior montadora automotiva do mundo, opera com robôs inteligentes e tem os melhores engenheiros do planeta à disposição. No entanto, o modo de produção da empresa, nomeado como “Sistema Toyota de Produção” (ou TPS, na sigla em inglês “Toyota Production System”) – atualmente conhecido como “Pensamento/Sistema Lean” –, é originário de ideias/conceitos simples e que, se incorporado à uma cultura dentro de uma empresa por todos os funcionários, pode tornar uma produção mais enxuta, melhorar a qualidade e reduzir desperdícios. Os principais conceitos do TPS estão sendo aplicados em outros setores além de industriais, como de serviços (hospitais) e, mais recentemente, em propriedades rurais de frutas e hortaliças.
Na edição de agosto, a equipe da Hortifruti Brasil traz os conceitos básicos do TPS, evidencia a importância da organização de processos para tornar mais eficiente a gestão das propriedades de hortifrútis e expõe as principais ideias e aplicações do sistema para o setor. Além disso, a matéria de capa aborda a metodologia da Gestão Orientada ao Ciclo Fenológico, que foi desenvolvida pela Escola Cooperativa Terra Lean. No encerramento da matéria, a equipe traz exemplos práticos dos cooperados da Terra Lean que estão mudando o modo de gerir suas atividades, por meio da prática diária de melhoria contínua, trazendo bons resultados financeiros.
Os processos de gestão de produção de um automóvel também podem usados por propriedades rurais de frutas e hortaliças. São vários os conceitos que hoje são englobados no “Pensamento Lean”, tais como: melhorar o aproveitamento dos recursos para capturar o maior potencial das plantas, reduzir desperdícios na rotina e na aplicação dos insumos e melhorar a qualidade por meio de uma sincronicidade das operações. A “linha de montagem” de uma propriedade rural engloba todos os processos que devem ser organizados/implementados durante o ciclo de desenvolvimento da cultura, desde o preparo do solo, plantio, tratamento e colheita.
Para saber mais sobre a importância da gestão em propriedades de HF, leia a matéria de capa completa da edição de agosto da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br