Piracicaba, 12 – Que o mercado europeu deve seguir promissor para a maioria das frutas tratadas na edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, não há dúvidas! Contudo, os principais desafios para que o Brasil ganhe cada vez mais espaço neste mercado estão na qualidade da fruta nacional e no gerenciamento da cadeia exportadora, de modo a se enquadrar nas certificações e nas exigências dos compradores internacionais.
É importante que o setor pense de forma coletiva e tenha consciência de que a imagem individual de seu produto impactará, e muito, na visão do produto nacional no exterior – seja positiva ou negativamente. A constante busca pelas boas práticas agrícolas é essencial, bem como aproximar-se dos importadores para entender quais as suas exigências, que costumam ser diferentes para cada país da União Europeia.
A busca pela segurança do alimento no bloco é crescente, sempre se atentando aos limites máximos de resíduos (LMR) e a possíveis contaminações microbiológicas. Assim, a rastreabilidade e as certificações se tornam ferramentas importantes para o crescimento nestes mercados.
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Fonte: hfbrasil.org.br