Piracicaba, 22 – O consumo tecnológico é um conceito muito mais amplo do que só pensar no comércio de alimentos pela internet. A tecnologia o está revolucionando, à medida que integra o ato da compra física com a virtual.
O principal representante dessa tendência é a loja Amazon Go, localizada em Seattle, nos Estados Unidos, que oferece um aplicativo no celular para que os clientes entrem e saiam da loja, sem a habitual parada no "caixa". Neste caso, computadores detectam a entrada de uma determinada pessoa na loja, bem como os produtos que ela escolhe, e os debita diretamente.
Foto: Amazon Go (Seattle) - The NY Times
Na Itália, existe o "supermercado do futuro", loja de uma grande rede de mercados. Além de máquinas que fazem a reposição dos produtos, neste supermercado, o consumidor tem à disposição painéis que mostram toda a cadeia de produção do que ele está levando.
Entre os brasileiros, também observa-se crescimento no hábito de compra on-line. Em 2014, foi criado o BSO (Brasil Supermercados Online), o primeiro site totalmente dedicado à venda de produtos típicos do setor de mercearia.
Em dezembro de 2015, o site e o aplicativo "Supermercado Now", uma plataforma de venda on-line, foi lançado em São Paulo. Em 2017, o negócio registrou crescimento de quase 10 vezes frente a 2016.
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Fonte: hfbrasil.org.br