Piracicaba, 21 – A tendência de conveniência e praticidade foi citada pela primeira vez em 2010, no estudo Brasil Food Trends, e, desde então, vem ditando inovações no setor de alimentos – de produtos (praticamente) prontos para o consumo. Nesta categoria, os snacks (aperitivos que, neste caso, seriam hortaliças com tamanhos reduzidos e frutas já picadas em embalagens para levar à escola ou ao trabalho, por exemplo) podem ter demanda firme nos próximos anos.
Neste contexto, verificam-se, também, cada vez mais empresas se especializando em entregas de refeições com propósito saudável (como saladas e refeições completas), ideais também para os que se alimentam fora de casa. De acordo com o estudo "Como nos alimentamos: a mudança global no horário das refeições", da Euromonitor, verifica-se uma tendência especialmente pelo "snackfication" (algo como consumo de aperitivos) para o café da manhã, o que tem levado muitas empresas a oferecer frutas já cortadas e embaladas, prontas para o consumo.
Dentre nove países estudados pelo relatório, o Brasil é o que apresenta maior potencial de crescimento no consumo de snacks nesse período do dia, indicando que esse mercado pode ganhar força por aqui nos próximos anos. Entre 2015 e 2020, as vendas de chips de vegetais (batata, batata-doce, cenoura, beterraba) apresentam grande potencial e podem crescer a uma taxa média anual (surpreendente) de 33,5% e as de snacks, de 2,5%.
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Fonte: hfbrasil.org.br