Piracicaba, 09 – Pelo terceiro ano, a equipe Hortifruti Brasil calcula os custos de produção para uma propriedade típica de 350 hectares de batata na região de Vargem Grande do Sul (SP). A reunião com produtores e técnicos locais aconteceu em 17 de agosto de 2017, na sede da ABVGS (Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul).
É utilizada a mesma dinâmica que o estudo do produtor de média escala de produção na região: os dados de inverno 2016 são consolidados e faz-se uma estiva para 2017. O valor final da temporada 2017 será publicado no Especial Batata 2018. As produtividades médias se mantêm para as duas escalas da praça produtora, já que a diferença no rendimento da produção na região, em geral, não varia em função da escala de produção.
A estrutura de cultivo da fazenda de 350 hectares se manteve como a divulgada no Especial 2016. A principal diferença da propriedade de maior escala com a média é que a colheita é 100% mecanizada, o que reduz significativamente o gasto com mão de obra e com a produção de semente e beneficiamento próprios das batatas, diminuindo os custos com esses itens.
O conteúdo completo deste estudo está na edição de outubro da revista Hortifruti Brasil. Confira, aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br