Piracicaba, 04 – Os custos da safra das águas na região do Sul de Minas Gerais foram apurados pelo 11º ano consecutivo pela equipe da Hortifruti Brasil, em Painel com produtores e técnicos locais. Os dados obtidos representam os custos finais das temporadas das águas 2020/21 e traz um orçamento para a safra 2021/22, apesar de esta ainda estar na fase de plantio, com início de colheita previsto apenas entre novembro e dezembro deste ano.
Mesmo com os trabalhos de campo ainda avançando, a avaliação prévia desta safra permitiu uma avaliação do impacto da alta nos preços de importantes insumos sobre os custos de produção, que foi bastante acentuada frente ao ano anterior. A produtividade estimada em 700 sacas por hectare na temporada 2021/22 é apenas para efeito de avaliação, já que não é possível ainda uma previsão qualquer sobre o rendimento. Porém, como as áreas plantadas seguem com bom desenvolvimento, estima-se que o rendimento possa ser ao menos igual à média do ano último ano.
Essa foi a segunda vez que a Hortifruti Brasil realizou uma avaliação dos custos de produção da safra das águas que, ressalta-se, ainda está sendo cultivada. Isso foi possível porque, nestes dois últimos anos, o levantamento dos dados foi realizado um pouco mais tarde do que comumente ocorre.
O perfil típico de uma propriedade na safra das águas do Sul de Minas na temporada 2020/21 se manteve em 10 hectares e o cultivo predominante permanece em área arrendada. A maioria dos produtores ainda não adota sistemas de irrigação, já que a safra ocorre em período de chuva, mas alguns agricultores têm sistema de irrigação para uso emergencial no caso de falta de água – normalmente, o canhão de irrigação.
Dentre as regiões bataticultoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, o Sul de Minas, na temporada das águas, é a que apresenta o menor inventário de máquinas, já que os produtores são de pequena escala. Mesmo assim, o Carp é um dos maiores, devido à pequena área de rateio. Quer entender este estudo? Então, acesse a edição de outubro da revista Hortifruti Brasil e confira as planilhas de custo de produção.
Fonte: hfbrasil.org.br