Piracicaba, 26 – No supermercado, você provavelmente já deve ter visto que muitos produtos alimentícios e bebidas estão com a “rotulagem da lupa”, sinalizando a concentração de ingredientes que, em excesso, são prejudiciais à saúde. Esse rótulo é um retângulo em preto e branco com a expressão “alto em” para três nutrientes: açúcar adicionado, gordura saturada e sódio. Essa rotulagem vem em paralelo ao que o consumidor tem procurado por alimentos mais seguros e saudáveis.
Essa rotulagem começou a vigorar no Brasil a partir de outubro de 2022 após a aprovação Instrução Normativa 75/2020 pela Anvisa, cujas normas de rotulagem nutricional foram criadas com intuito de transparecer para o consumidor as informações nutricionais desses ingredientes presentes nos alimentos embalados que superarem os limites estabelecidos pela Anvisa. O prazo para as empresas se adequarem à rotulagem da lupa é até outubro de 2024 e bebidas e embalagens retornáveis, até outubro de 2025. O padrão do modelo de rotulagem nutricional deve ficar na metade superior frontal da embalagem, de modo a garantir uma identidade visual e legibilidade da informação.
Para saber mais sobre as tendências de consumo no Brasil, leia a matéria de capa completa da edição de março da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br